PortugueseEnglishSpanish
Biografia

Pedro Luiz Onofrio

Pedro Luiz Onofrio nasceu em 28 de junho de 1949, na cidade de São Paulo. É filho de Luiz Miguel Onofrio e de Maria do Carmo M. Onofrio. 

Graduou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes (SP), em 1975. Fez residência em cirurgia geral no serviço do professor Joamel Bruno de Melo, no Hospital Jaraguá (SP, 1976-1977). Nesse hospital atuou como assistente do Serviço de Cirurgia Geral e do Aparelho Digestivo (1978-1991); coordenador do Programa de Residência Médica (1989-1991); e diretor clínico (Amesp , 1989-1991). 

Pedro Luiz Onofrio obteve o título de especialista em cirurgia geral pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), em 1984, ratificado, nesse mesmo ano, pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp). Também nesse mesmo ano foi aprovado em concurso para médico cirurgião da Secretaria de Higiene e Saúde do Município de São Paulo. 

Cursou pós-graduação (1989-1991) na disciplina de técnica operatória e cirurgia experimental sob a chefia do professor Saul Goldenberg, na Escola Paulista de Medicina (EPM), hoje, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). 

Diversificou-se nos conhecimentos em cursos de especialização em medicina do trabalho (1981); administração hospitalar no Cedas (1985); e perícia médica no Imesc (2009). 

Dentre outros cargos que exerceu salientam-se: assistente da diretoria clínica do Hospital Itatiaia, em Santo André (Amesp, 1978-1979); diretor clínico do Hospital Itacolomy (Amesp, 1980-1987); médico do trabalho da São Paulo Alpargatas (1982- 1992); e professor assistente da Faculdade de Medicina de Jundiaí (1985-1986). 

Fez os seguintes cursos nos Estados Unidos da América: The Education Overview Program of the Kaiser Permanente Health Delivery System, em Denver, Colorado (setembro de 1996); Florida Hospital Health Care Seminar, em Orlando, Florida (setembro de 1996); estágio em programa assistencial da Kaiser Permanente Foundation, em Oakland, California (setembro de 1998), e estágio na Thomas Jefferson Medical School, na Philadelfia, Pennsylvania (setembro de 2000). 

Pedro Luiz Onofrio é membro do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (titular); International College of Surgeons (gastro surgery fellow, 1990); Academia de Medicina de São Paulo e Federação Brasileira de Gastroenterologia (titular). Participou de diversos congressos nacionais e internacionais, quer como ouvinte, palestrante, membro de comissão organizadora e de análise de trabalhos (free papers). 

Aprimorou seus conhecimentos em aproximadamente 60 cursos de medicina e administração hospitalar, tendo destaque especial o curso de videolaparoscopia no Hospital do Servidor Público do Estado de São Paulo, em 2004. 

Publicou artigos em revistas e capítulos em livros de residência médica. Teve participação em bancas examinadoras no Hospital Jaraguá, em provas de seleção de residência médica e em análises de monografias para promoção e conclusão de novos cirurgiões. 

Tem exercido desde 1978, em seu consultório, atividade em cirurgia geral, cirurgia do aparelho digestivo e gastroenterologia. Atende também, desde 1999, no Centro de Medicina Avançada Ltda., em Mauá, além de atuar como diretor médico, desde 1991, da Intermédica Sistema de Saúde S/A e da Divisão Hospitalar da Intermédica Sistema de Saúde S/A. 

Pedro Luiz Onofrio é casado. Recebeu o prêmio Unibanco de Qualidade em Serviços Médicos e é delegado do Cremesp na Zona Oeste da capital paulista.

NOTAS:

Biografia e foto foram fornecidas pelo autor.

Pequenas inserções e adaptações do texto ao perfil desta secção, assim como as notas de rodapé foram feitas pelo Acad. Helio Begliomini, Titular e Emérito da cadeira nº 21 da Academia de Medicina de São Paulo sob o patrono de Benedicto Augusto de Freitas Montenegro.

Amesp: Assistência Médica de São Paulo. 

Cedas: Curso de Especialização em Administração Hospitalar.

Imesc: Instituto de Medicina Social e Criminologia de São Paulo. 

Pedro Luiz Onofrio ingressou como membro titular da academia de Medicina de São Paulo, em 7 de março de 1985, galgando a condição de membro emérito e o primeiro ocupante da cadeira no 43 desse sodalício, cujo patrono é Justiniano de Melo Franco.