PortugueseEnglishSpanish
Biografia

Renato Andretto

Renato Andretto nasceu na cidade de Ribeirão Preto (SP), em 23 de fevereiro de 1930. É filho de Claudio Andretto e de Palmyra Bertocco Andretto. Casou-se com a dra. Inah Esteves de Almeida Andretto, médica nefrologista, em 5 de maio de 1962.

Foi aluno do curso ginasial na Escola Caetano de Campos 2 (1943-1946) e do curso científico no Colégio Estadual Presidente Roosevelt (1947-1949), ambas as escolas em São Paulo. 

Em 1952 foi admitido na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Concluiu o curso em 1957, colando grau em 9 de janeiro de 1958, sendo da primeira turma de médicos dessa faculdade. 

Prestou concurso, em janeiro de 1958, para ingresso como médico residente junto ao Departamento de Cirurgia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP). Cursou residência médica no período de 1958 a 1959, após ter obtido nota máxima em todos os estágios como residente do 1º ano, sendo classificado em primeiro lugar para a residência do 2º ano, na 1ª Clínica Cirúrgica – Professor Alípio Corrêa Netto . 

Ingressou no Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), recebendo o número 8.675. 

Renato Andretto, após o término da residência médica, ingressou na carreira universitária. Em 1960, como médico bolsista, pertenceu ao Serviço de Endoscopia Peroral do dr. Plínio de Mattos Barretto do HC-FMUSP. De 1961 a 1964 passou a ser médico contratado e, a seguir, médico assistente extranumerário do Departamento de Clínica Cirúrgica. 

De 1966 a 1967 tornou-se professor convidado pela Faculdade de Medicina da PUC de Sorocaba, para colaborar na criação do Serviço de Cirurgia Cardíaca com Circulação Extracorpórea. 

Em 1973 defendeu sua tese de doutoramento na Faculdade de Medicina da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), sendo aprovado com distinção e louvor, perante a banca examinadora composta pelos professores: Orlando Marques de Paiva (reitor da USP), Vicente Borelli, Antonio Fernandes Filho, Reynaldo Chiaverini e João Baptista Parolari, sobre o tema Contribuição ao Estudo da Irrigação do Nó Sinoatrial em Cães da Raça Pastor Alemão. 

Foi professor colaborador a partir de 1976, convidado e contratado pela Faculdade de Medicina Veterinária da USP para criar e ser responsável pelo Setor de Cirurgia Experimental; professor livre-docente em cirurgia torácica, concurso realizado na Faculdade de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes, em maio de 1977, sendo a banca examinadora composta pelos professores: Costabile Gallucci da EPM ; e da USP: Adib Domingos Jatene , Vicente Borelli, Naim Sauaia e Seigo Tsuzuki, tendo sido aprovado com a média 9,91. 

Foi professor livre-docente colaborador e responsável pelo Setor de Cirurgia Experimental (Anatomia Topográfica) da Faculdade de Medicina Veterinária da USP, a partir de 1977; coordenador e fundador da Faculdade de Medicina da Universidade Metropolitana de Santos (Unimes), em 1996, sendo seu primeiro diretor. 

Como professor livre-docente e com o título de especialista em cirurgia geral outorgado pela AMB desde agosto de 1963, criou e é o coordenador desde 2009 da primeira e única residência médica de cirurgia geral pela “Comissão Nacional de Residência Médica – MEC” da cidade de Guarulhos, no Hospital Stella Maris. 

Renato Andretto nas atividades de formação e orientação colaborou na criação dos Serviços de Cirurgia Cardíaca com Circulação Extracorpórea do Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Bancários (IAPB – SP), em 1961; Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE – SP), em 1963; Instituto Aposentadoria e Pensões de Transporte e Cargas (Iaptec – SP), em 1964; Hospital Oswaldo Cruz, em 1964; Hospital Cruz Azul, em 1964; e Cirurgia Torácica do HSPE, em 1964. 

Participou das primeiras cirurgias cardíacas com circulação extracorpórea da Previdência Social do Brasil. Colocou o primeiro marca-passo abdominotorácico no Brasil, em 1963, no HSPE. 

Foi médico titular (efetivo) do Serviço de Cirurgia Cardíaca, Torácica e Geral do IAPB (1962-1965 e médico chefe a partir de 1975). Fundou o Hospital São Lucas de Diadema, em 1965. Organizou o Setor de Transplante Renal Experimental do HSPE, em 1967. 

Foi responsável pela construção do Serviço de Cirurgia Experimental do HSPE, em 1967, sendo seu diretor até o ano de 2007 (durante 40 anos). Organizou o Centro de Treinamento e Técnica Cirúrgica e Investigação Científica e Microcirurgia em Cirurgia Experimental do HSPE, em 1968. Fundou o Instituto de Abreugrafia e Moléstias Torácicas na Cidade de Diadema, em 1969, e foi o responsável pela equipe de cirurgia torácica do Hospital do Coração (SP) a partir de 1982. 

Renato Andretto criou e orientou, com a colaboração do professor doutor Albino Sorbello, os Cursos de Videocirurgia e Sutura Mecânica a partir de 1991, no HSPE, e o Centro de Treinamento em Videocirurgia da cidade de Araçatuba, a partir de 1992 (durante 13 anos consecutivos), formando 1.177 cirurgiões (só em videocirurgia). 

Foi diretor substituto da Divisão de Clínicas Cirúrgicas do HSPE, em 1997, constituída de 16 Serviços de Cirurgias. 

Ministrou, com a colaboração do professor Albino Sorbello, treinamento experimental em Videocirurgia no HSPE, em julho de 2003, para cirurgiões de diferentes países, tais como Estados Unidos da América (Miami), México, Panamá, Costa Rica, Columbia, Venezuela, Chile, Argentina, Bolívia e Brasil – sendo considerado pelo gerente do Cone Sul, Patrício Fuenzalida (Chile), “Como Centro de Referência de Treinamento em Videocirurgia Latino-Americano”. 

Esteve presente em 35 cursos de especialização e 34 estágios de especialização em cirurgia. Orientou a confecções de 21 teses de mestrado, doutorado e livre-docência. Em cinco oportunidades colaborou em concurso de livre-docência e de professor titular (USP e EPM). Realizou 137 trabalhos científicos, comunicados e publicados, sendo dois trabalhos comunicados como “Nota Prévia”. 

Relativo a prêmios e honrarias recebidos destacam-se: membro do American College of Surgeons, no ano de 1959. Conferido cinco prêmios “Professor Dr. Nemésio Bailão13 no HSPE (1970, 1974, 1975, 1978 e 1984). Conferido cinco “Votos de Louvor” pela douta Congregação da Faculdade de Medicina Veterinária da USP pelos Prêmios “Professor Dr. Nemésio Bailão”; Prêmio 3o Congresso Brasileiro de Pneumologia e Tisiologia e Internacional de Pneumologia, em 1977, onde concorreram 124 trabalhos científicos nacionais e internacionais; menção honrosa por duas vezes no Prêmio Lafi em nível nacional; menção honrosa por duas vezes consecutivas no Prêmio Hospital Central da Aeronáutica; “Voto de Louvor” por indicação do magnífico reitor da USP pela produção didático- científica desenvolvida na USP, no biênio 1976-1977; menção honrosa como colaborador dada pelo professor doutor Osmar Creuz (RJ), presidente da Sobracil14, autor do primeiro livro “Manual de Cirurgia VídeoEndoscopia” publicado no Brasil, em setembro de 1993; menção honrosa do Prêmio Congresso Brasileiro de Videocirurgia (RJ, setembro de 1994) e no IX Fórum de  Pesquisa em Videocirurgia (RJ, em setembro de 1995); Prêmio de melhor vídeo no 14º Congresso Latino-Americano de Coloproctologia (SP, julho de 1995); homenagem e reconhecimento pela colaboração na implantação da videocirurgia no Brasil; reorganização da Sobracil e também em nível latino-americano (agosto de 1997); condecoração honra ao mérito outorgada pela Sobracil como a grande colaboração na evolução da videocirurgia no Brasil e Latino-Americana (2002); Prêmio 1o lugar no Congresso Mundial de Cirurgia Plástica e Estética realizado no Brasil, no ano de 2004. Esse trabalho científico recebeu a colaboração no Serviço Experimental do HSPE por solicitação do dr. Athanase Christos Dantas, do Departamento de Química e Física Molecular da USP de São Carlos. Recebeu ainda a comenda Giuseppe Garibaldi – Comemorativa Ítalo-Brasil – ano 1807 a 2007; e a comenda de homenagem dada pelo Cremesp em face aos 50 anos de Atividade Médica (1957-2007), onde sempre respeitou os Preceitos de Ética Médica. 

Renato Andretto foi admitido na Academia de Medicina de São Paulo como membro titular, em 7 de março de 1997, ocupando a cadeira no 12, cujo patrono é o professor Alípio Corrêa Netto. Exerceu o cargo de membro do Conselho Científico em duas gestões (2005-2006 e 2007-2008). Colaborou de maneira efetiva na reorganização da Academia de Medicina de São Paulo, onde realizou o levantamento e identificação de todos os seus membros, assim como a distribuição de suas cadeiras e respectivos patronos.

NOTAS: 

Biografia e foto foram fornecidas pelo autor.

Pequenas inserções e adaptações do texto ao perfil desta secção, assim como as notas de rodapé foram feitas pelo Acad. Helio Begliomini, Titular e Emérito da cadeira nº 21 da Academia de Medicina de São Paulo sob o patrono de Benedicto Augusto de Freitas Montenegro.

Antônio Caetano de Campos é o patrono da cadeira no 95 da Academia de Medicina de São Paulo. 

Alípio Corrêa Netto presidiu a Sociedade de Medicina e Cirurgia de São Paulo, hoje, Academia de Medicina de São Paulo, durante um mandato anual entre 1947-1948, e é o patrono da cadeira nº 12 desse sodalício. 

Plínio Freire de Mattos Barretto é o patrono da cadeira nº 91 da Academia de Medicina de São Paulo.

PUC: Pontifícia Universidade de São Paulo. 

Costabile Gallucci é o patrono da cadeira no 44 da Academia de Medicina de São Paulo. 

EPM: Escola Paulista de Medicina. 

Adib Domingos Jatene é membro titular e o primeiro ocupante da cadeira no 29 da Academia de Medicina de São Paulo, cujo patrono é Euryclides de Jesus Zerbini. 

AMB: Associação Médica Brasileira. 

MEC: Ministério da Educação. 

Guarulhos tem atualmente cerca de 1.300.000 de habitantes.

Oswaldo Gonçalves Cruz é o patrono da cadeira no 99 da Academia de Medicina de São Paulo. 

Nemésio Bailão é o patrono da cadeira no 28 da Academia de Medicina de São Paulo. 

Sobracil: Sociedade Brasileira de Videocirurgia.