Biografia

Sônia Maria Rolim Rosa Lima

Sônia Maria Rolim Rosa Lima nasceu em Tatuí (SP). Seu pai, Raymundo Rolim Rosa, era médico veterinário e foi professor na Universidade de São Paulo e pesquisador no Instituto Butantã. Sua mãe, Sylvia Seabra Mayer Rolim, foi pedagoga e assistente social. Ambos os progenitores foram professores e sempre exemplos para os filhos, de paixão e dedicação ao ensino. 

Sônia Maria Rolim Rosa Lima graduou-se, em 1973, pela Faculdade de Medicina de Mogi das Cruzes. Em 1974, após concurso, realizou sua residência no Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), dando início às suas atividades de ensino e de assistência junto aos alunos de graduação, residentes, estagiários e pós-graduandos, exercidas até o presente. 

Sua vocação para o ensino emergiu quando cursava o ensino médio, aos 14 anos, continuando por todo curso superior, quando foi preceptora de várias especialidades. Durante sua graduação participou de atividades extracurriculares, exercendo a função de coordenadora de equipe médica junto a projetos do Governo Federal e instituições particulares. 

Em 1976, findo o período de residência médica, após concurso, foi aprovada recebendo o título de especialista em ginecologia e obstetrícia (Tego) pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia – Febrasgo. Na ocasião, também prestou concursos públicos, sendo aprovada para médica do Estado de São Paulo, da Prefeitura de São Paulo e do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) como médica federal. 

Após defesa pública, concluiu o mestrado em medicina, na área de concentração em tocoginecologia, pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, em 1998. Na Universidade de São Paulo – Instituto do Coração (InCor), em 2002, obteve o título de doutora em medicina, na área de concentração em cardiologia. No ano de 2007, após concurso realizado segundo normas da FCMSCSP, obteve o título de professora adjunta. 

Suas atividades no campo acadêmico, com foco em pós-graduação, iniciaram-se no ano de 2003, como professora do Curso de Pós-Graduação em Ciências Cirúrgicas da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, orientando alunos de mestrado e doutorado. Em 2019, iniciou também atividades de orientação de teses como professora do Curso de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da mesma instituição de ensino. Seus alunos estão inseridos no corpo docente de diferentes Faculdades de Medicina, exercendo papel de professores e pesquisadores. 

Em 2020, após concurso público, recebeu o título de professora titular da FCMSCSP, tendo sido a primeira mulher a receber este título dentro do seu Departamento. 

Sônia Maria Rolim Rosa Lima publicou seis livros dentro de sua especialidade, sendo quatro deles em tema inédito na área de atuação; proferiu palestras e aulas em congressos e encontros médicos; e possui capítulos de livros e trabalhos publicados em revistas internacionais e nacionais. 

É membro titular da International Menopause Society (Grã-Bretanha) e North American Menopause Society (USA); membro efetivo da Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia – Febrasgo; Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Estado de São Paulo – Sogesp; Sociedade Brasileira de Ginecologia Endócrina – Sobrage; Sociedade Brasileira de Reprodução Humana – SBRH e Sociedade Brasileira de Mastologia – SBM. 

Dentre outras funções exercidas salientam-se: vice-presidente da Associação Brasileira de Mulheres Médicas – Regional do Estado de São Paulo; coordenadora cientifica da Associação Médica Brasileira de Fitomedicina – Sobrafito; coordenadora do Comitê de Anticoncepção e Climatério da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana – SBRH; e delegada pela capital da Associação Paulista de Medicina (2017-2020). 

Sônia Maria Rolim Rosa Lima é casada com o doutor Francisco de Assis Lima Junior, grande incentivador de sua carreira acadêmica, e com quem teve dois filhos: João Paulo Rolim Rosa Lima e Luís Gustavo Rolim Rosa Lima; duas noras: Sabiene Kuramoti Lima e Luciana Cardoso Teixeira Lima; duas netas: Ana Clara Kuramoti Rolim Lima e Helena Rolim Teixeira Lima; e dois netos; Gabriel Kuramoti Lima e Felipe Rolim Teixeira Lima.

NOTAS: 

Biografia e foto foram fornecidas pelo autor.

Pequenas inserções e adaptações do texto ao perfil desta secção, assim como as notas de rodapé foram feitas pelo Acad. Helio Begliomini, Emérito da cadeira nº 21 da Academia de Medicina de São Paulo sob o patrono de Benedicto Augusto de Freitas Montenegro.

Em decorrência das recomendações dos órgãos estatais de saúde pública de não aglomeração por causa da pandemia do cononavírus, a posse ocorreu em reunião virtual, através da Plataforma Zoom, em 27 de abril de 2021.