PortugueseEnglishSpanish
Biografia

Walter Manna Albertoni

Walter Manna Albertoni, nasceu em 24 de setembro de 1940, na cidade de Marília (SP). É filho de Luiz Delli Albertoni e de Elza Manna Albertoni. Cursou em sua cidade natal o primário, secundário e colegial em escolas públicas, e ingressou na Escola Paulista de Medicina (EPM), hoje, Unifesp, em 1961, graduando-se em 1966.

Especializou-se em ortopedia e traumatologia na EPM sob orientação do professor Domingos Define e professor Ivo Define Frasca. Em 1971 estagiou com professor Orlando Graner em cirurgia da mão e, no ano seguinte, instalou o Grupo de Cirurgia da Mão na disciplina de ortopedia, chefiada pelo professor Marino Lazzareschi.

Em 1975 foi para Paris, onde aprimorou seus conhecimentos em cirurgia da mão no serviço do professor Raoul Tubiana.

Em 1977 foi aprovado no doutoramento na EPM e, em 1986, concluiu doutorado no Curso de Pós-Graduação em Ortopedia e Cirurgia Plástica Reparadora. Walter Manna Albertoni criou a residência médica em cirurgia da mão no Departamento de Ortopedia e Traumatologia. Ingressou na carreira acadêmica como professor adjunto do Departamento de Ortopedia e Traumatologia, a convite do professor José Laredo Filho, em 1986. Fez livre-docência em 1991 e foi aprovado no concurso de professor titular em 1993, no Departamento de Ortopedia e Traumatologia da EPM.

Juntamente com sua equipe instalou o Instituto de Cirurgia da Mão e Membro Superior da Unifesp, num edifício de quatro andares com salas cirúrgicas e laboratórios, onde são atendidas, em média, 20 cirurgias diárias no sistema ambulatorial.

Walter Manna Albertoni foi chefe do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Unifesp (2002-2005); pró-reitor de extensão (2003-2008) e, desde 2009, é reitor da Universidade Federal de São Paulo.

No campo associativo foi presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (1985); presidente da Sociedade Sul-Americana de Cirurgia da Mão (1998-1999); e presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (2005).

Walter Manna Albertoni é casado e ingressou, em 7 de março de 2012, como membro titular da cadeira nº 119 da Academia de Medicina de São Paulo.

NOTAS:

A biografia foi fornecida pelo autor e a foto foi obtida por ocasião de sua posse na Academia de
Medicina de São Paulo, em 7 de março de 2012.

Pequenas inserções e adaptações do texto ao perfil desta secção, assim como as notas de rodapé foram feitas pelo Acad. Helio Begliomini, Titular e Emérito da cadeira nº 21 da Academia de Medicina de São Paulo sob o patrono de Benedicto Augusto de Freitas Montenegro.

Unifesp: Universidade Federal de São Paulo.