PortugueseEnglishSpanish
Biografia

Wilson Rubens Andreoni

Wilson Rubens Andreoni, perito criminal, médico, brasileiro, viúvo, nasceu em 19 de agosto de 1934, em Campinas (SP). Tem três filhos: Evandro Andreoni (arquiteto); Marcio Andreoni (advogado); e Cintia Navaes Andreoni (médica). 

Fez o curso de infantaria pelo Centro de Preparação de Oficiais da Reserva do Estado de São Paulo, concluindo-o em 1953. 

Formou-se em criminalística em 1955 pela Academia de Polícia da Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo e, em medicina, em 1960 pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). 

Fez pós-graduação em cirurgia plástica com título de especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP/AMB2 ); perícia médica pela Sociedade Brasileira de Perícia Médica (SBPM/AMB); medicina do trabalho na Unisa e gestão empresarial avançada na área da saúde pela Faap. 

Wilson Andreoni exerceu atividades didáticas como assistente e preceptor de ensino da cátedra de cirurgia plástica – professor Antonio Prudente (1961-1964) e cirurgia dermatológica da cátedra de dermatologia – Professor Abrahão Rotberg (1961- 1964) da Escola Paulista de Medicina. 

Atualmente é regente e professor do Serviço de Cirurgia Plástica “Dr. Wilson Rubens Andreoni” – Hospital Heliópolis/Hospital São Cristovão e professor convidado do curso de pós-graduação lato sensu em direito médico e hospitalar da Escola Paulista de Direito – São Paulo.

Publicou inúmeros trabalhos médicos assim intitulados: Úlceras Neurovasculares de Membros Inferiores; Queimaduras Complexas; Atribuições sobre Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial; Aspectos Estéticos e Funcionais na Reparação de Lesões Traumáticas de Membros Superiores e Inferiores; Aplicações do Enxerto Ósseo de Tábua Externa – Prêmio de Temas Livres; Crânioplastia; Incidência e Tratamento de Tumores Malignos em 2.000 Pacientes; Cirurgia de Membros Inferiores – Fístula Linfática; Reconstrução Mamária Periareolar; Blepharoplasty – CO2 Laser; Hair Removal with Photoderm; Associated Procedures for Facial Plastic; Tratamento de Lipodistrofia com PMMA em pacientes HIV+ (SUS); além de Fundamentos do Segredo Médico (Cremesp ); Aspectos Ético-Legais do Prontuário Médico (Cremesp) e Responsabilidade Civil Médica – Contrato de Meios ou de Fins (SBCP). 

Dentre os cargos que Wilson Andreoni já ocupou salientam-se de secretáriogeral e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (1980-1988); presidente da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia (1996-1998); conselheiro e secretário-geral do Cremesp (1988-1993); e coordenador do Conselho Técnico e Perícia Médica da Unimed Paulistana (2000-2007). 

Atualmente está ocupando os cargos de delegado, superintendente adjunto da subsede de Vila Mariana e coordenador adjunto da Câmara Técnica de Cirurgia Plástica do Cremesp; assessor técnico-médico do Departamento Jurídico da Unimed Paulistana; presidente da Sociedade Médica Ítalo-Brasileira e diretor técnico responsável da Clínica Dermocentro/Cirurgia Plástica (Moema, São Paulo). 

Wilson Rubens Andreoni é membro dos seguintes entidades: Academia de Medicina de São Paulo; Associação Paulista de Medicina; Associação Médica Brasileira; Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica; Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia; Sociedade Brasileira de Perícia Médica e Sociedade Médica ÍtaloBrasileira.

NOTAS: 

Biografia e foto foram fornecidas pelo autor.

Pequenas inserções e adaptações do texto ao perfil desta secção, assim como as notas de rodapé foram feitas pelo Acad. Helio Begliomini, Titular e Emérito da cadeira nº 21 da Academia de Medicina de São Paulo sob o patrono de Benedicto Augusto de Freitas Montenegro.

AMB: Associação Médica Brasileira.  

Unisa: Universidade Santo Amaro. 

Faap: Fundação Armando Álvares Penteado.

 Cremesp: Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo.