Acadêmico Jurandir Marcondes Ribas Filho recebe título de associado honorário da APM

No último dia 26 de abril, a Associação Paulista de Medicina homenageou o Acadêmico Jurandir Marcondes Ribas Filho, membro titular da Academia Paranaense de Medicina e do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva, com o título de associado honorário. Este reconhecimento, concedido a personalidades médicas, se deve à contribuição para a Medicina e para o associativismo médico.
A homenagem ocorreu durante a Assembleia de Delegados da APM, na sede da entidade. O vice-presidente da APM, Acadêmico José Luiz Gomes do Amaral iniciou sua fala agradecendo a oportunidade de homenagear o colega Jurandir: “Em momentos desafiadores como os que vivemos hoje na Medicina brasileira, é essencial que os médicos reafirmem seus valores e saibam reconhecer, entre seus pares, aqueles que os representam com integridade e compromisso com o associativismo”.
Amaral afirmou que, no período que talvez tenha sido o mais triste para a Associação Médica Brasileira (AMB), eles encontraram alento na presença e na participação firme e forte de Jurandir Marcondes. “Ele representa muito bem os médicos do Paraná, e a Associação Médica do Paraná sempre foi a primeira Federada mais próxima do estado de São Paulo, sem desmerecer as demais.”
Continuou dizendo que Paraná e São Paulo sempre foram parceiros na construção e execução de sonhos. “A Associação Médica Brasileira é um dos sonhos da Associação Paulista de Medicina, porque foi criada neste prédio em função dos esforços dos colegas paulistas. Quando nós vimos a APM excluída das eleições da AMB em 2017, por manobras absolutamente inaceitáveis, era fundamental que reagíssemos. Só foi possível porque conseguimos o apoio irrestrito da Associação Médica do Paraná – a nossa parceira de sempre. E não foi apoio apenas da Associação, mas sim de seus líderes também, que se dispuseram a enfrentar ao nosso lado todas as dificuldades daquele momento para materializar a união de todas as Federadas do Brasil”, explicou.
Antes de encerrar o seu discurso, José Luiz Gomes do Amaral acrescentou que, naquele momento, teve ao centro alguém que considera o mais importante presidente da Associação Médica Brasileira de todos os tempos. “Jurandir enfrentou todas as dificuldades e, apesar de não ter conseguido ser empossado, manteve-se firme. A APM dá um passo muito importante ao reafirmar o seu reconhecimento a Jurandir Marcondes Ribas Filho como associado honorário”, complementou o vice-presidente da APM.



Agradecimento
Jurandir Marcondes falou da satisfação de ser homenageado pela APM: “Ao receber essa honraria tão significativa, desejo expressar com profunda emoção minha gratidão a todos os presentes. Faço isso com sincera humildade, pois essa distinção me coloca ao lado de notáveis membros desta Associação. Profissionais de importante e impressionante trajetória humana e médica, o que reforça em mim a consciência da grande responsabilidade que este reconhecimento representa.”
Segundo ele, o tempo está marcado por transformações intensas e por desafios de diversas áreas do saber. “Na Medicina, assistimos uma evolução contínua das pesquisas, diagnósticos e terapias e, não raras vezes, a Tecnologia assume um protagonismo que ofusca a figura essencial e insubstituível do médico. A preocupação com os rumos da Medicina já esteve presente nesta Associação há muitas décadas, sustentada por trajetórias exemplares de médicos de grande valor, como é o caso dos estimados colegas que fazem parte desta que é a maior Federada da Associação Médica Brasileira”, relatou o homenageado.
Ele ainda disse esperar corresponder com a honraria e contribuir com o trabalho da APM. Além disso, destacou os desafios enfrentados no exercício da Medicina, entre eles a dificuldade de atrair médicos jovens para a entidade. “É urgente desenvolver uma nova consciência médica, que una os avanços da Ciência e da Tecnologia a uma relação médico-paciente pautada pela empatia, entrega e solidez de princípios. Agradeço o apoio de todos os colegas pela escolha de minha pessoa como membro honorário da Associação Paulista de Medicina. Procurarei, de todas as formas, corresponder toda confiança depositada em mim. Agradeço aos colegas José Luiz Gomes do Amaral, Antonio José Gonçalves, Florisval Meinão, minha família e Deus”, concluiu o médico.
Além de Jurandir Marcondes Ribas Filho, também são associados honorários da APM o Acadêmico Eleuses Vieira de Paiva e Edson de Oliveira Andrade (2005), Luiz Henrique Mandetta (2015), Acadêmico Geraldo Alckmin (2016) e Gilberto Tanos Natalini (2022). Já Ricardo Cardozo de Mello Tucunduva (2017) é associado benemérito – título concedido a personalidades não médicas que tenham prestado relevantes serviços à APM.



Trajetória
Graduado em Medicina pela Faculdade Evangélica do Paraná, em 1977, Jurandir Marcondes Ribas Filho fez residência médica em Cirurgia Geral, mestrado em Morfologia e Clínica Cirúrgica pela Universidade Federal do Paraná, além de doutorado em Clínica Cirúrgica pela mesma Instituição.
Especialista em Cirurgia Geral, Cirurgia do Aparelho Digestivo e em Administração Hospitalar, é professor Titular da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná, com mais de 230 artigos publicados em periódicos e 36 livros e capítulos de livros editados.
É, ainda, diretor de Relações Nacionais, membro emérito do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e membro honorário da Academia de Medicina de São Paulo. Entre outras funções, exerceu também as de presidente da Academia Paranaense de Medicina, 2º vice-presidente e vice-presidente Centro-Sul da Associação Médica Brasileira, consultor da Capes e conselheiro do CRM-PR.
Fotos: Alexandre Diniz
Texto: Comunicação – Associação Paulista de Medicina